Minha vida se resume em duas etapas:
A Primeira até os 40 anos de idade, sem CRISTO, achando que Deus me amava, mas resolvendo tudo segundo minha vontade.
A Segunda após os 40 anos, com CRISTO, em 2008, quando aceitei o Senhor Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador, e tendo a certeza que Deus me amava e dirigia minha vida.
Nasci na cidade de Itamogi-MG, Brasil, passei minha juventude e adolescência na cidade de Santo Antonio da Alegria-SP, filho caçula de oito irmãos, uma família muito afetiva, meus pais já faleceram, mas foram pais maravilhosos, carinhosos, deram um exemplo de vida, mostraram como criar filhos com sabedoria e a buscar a DEUS sempre.
Não fui criado com luxo, mas criado com princípios, nunca passei fome, nunca passei grandes dificuldades, fiz faculdade, sou formado em fisioterapia, mas nunca exerci a profissão, pois optei por ser empresário no ramo de laticínios.
Na minha juventude aprendi a buscar a DEUS somente nas grandes dificuldades, achava que nas pequenas não necessitaria de ajuda.
Aos 13 anos de idade, passei por um enorme conflito quando meu Pai faleceu, fiquei muito triste com Deus, pois, me perguntava por que ele havia permitido tão grande aflição sobre minha vida? Mas anos depois pude perceber que este amadurecimento muito cedo, faria uma diferença enorme na minha vida futura de empreendedor.
Assim continuei buscando e distanciando de DEUS, no inicio de 1992, me mudei para Mirante da Serra-RO, com o objetivo de montar uma pequena fabrica de laticínios, tinha apenas 23 anos de idade, cheguei com o sonho de todo imigrante, ganhar muito dinheiro.
Iniciei as atividades desta pequena empresa com muita luta, sem experiência, passei pôr dificuldades, mas fui caminhando, quando necessitava buscava a DEUS, quando melhorava eu me distanciava de DEUS, algum tempo depois, minhas condições de vida melhoraram, mas ainda distante de DEUS; até que no final de 1993, já com quase dois anos no ramo, DEUS mudou minha vida, mostrou que riqueza material sem o alicerce de Deus não é nada, derrubou meu castelo de areia, numa venda de queijo para São Paulo, para uma determinada empresa, este cliente deu um golpe e não me pagou. Estes dois caminhões de queijo que tinha vendido eram todo o dinheiro da empresa. Minha vida desabou naquele momento.
Num primeiro momento achei que sozinho conseguiria resolver este problema, porém passado um tempo notei que não era possível soluciona-lo, e novamente busquei a DEUS, mas sem humilhar de verdade, ao contrario fiquei com raiva de DEUS, achava que DEUS era obrigado a me ajudar, e as coisas foram piorando, tirei dinheiro emprestado no banco, fiquei sem pagar os salários dos funcionários, fornecedores, só consegui pagar os produtores de leite para a fabrica não ser fechada de vez, tinha 25 anos, e não estava preparado psicologicamente para passar por aquela situação, foi muito difícil, me senti totalmente indefeso, desamparado, pensei em fugir, em abandonar tudo, usar drogas, suicidar, tudo de ruim o diabo colocava em meu pensamento.
Após completar três meses deste tormento, aconteceu algo no dia 2 de fevereiro de 1994, meu primeiro encontro verdadeiro com DEUS, neste dia estava muito deprimido, triste, tinha um dívida enorme, com bancos, funcionários, enfim todos os fornecedores da empresa, e dali a 15 dias teria que pagar o leite aos produtores e não havia mais dinheiro, meu crédito estava cortado, a empresa hipotecada, e não tinha mais esperança, tudo o que eu poderia tentar fazer como homen eu fiz, não me restava mais esperança, minha empresa seria fechada.
Cheguei a minha casa abatido, envergonhado, me sentindo o mais infeliz dos homens, peguei uma bíblia e me ajoelhei no meu quarto sozinho, com bíblia fechada e disse a DEUS:
"DEUS há muitos anos vejo falar que o Senhor existe, mas hoje minha fé esta tão pequena, muito menor que aquele grão de mostarda que se fala na Bíblia, e já não tenho tanta certeza assim da sua existência, vou abrir esta Bíblia, e ela irá abrir em qualquer livro, vou ler todos os capítulos deste livro, se o Senhor existir ao final da leitura uma porta se abrirá e eu testemunharei até o fim da minha vida que o Senhor existe. Mas se o Senhor não existir ao final da leitura nenhuma porta será aberta e eu falarei para todos que o Senhor verdadeiramente não existe".
Assim fiz, soltei a bíblia sobre minha cama e ela caiu exatamente no livro de Salmos, no primeiro capitulo, "1- Bem aventurado o homem que nao anda segundo o conselho dos impios, nem se detem no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, 2- Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite", fui tocado por uma emoção jamais sentida, chorei repetidas vezes, mas naquele momento senti a presença Deus no meu coração, e tive a certeza da sua existência, não estava mais preocupado com os problemas, mas queria continuar sentindo aquilo que me deixava extremamente feliz. Continuei a leitura lendo varios capítulos naquele dia e seguindo na missão de terminar todo o livro de Salmos,ou seja os 150 capítulos.
Dois dias depois começou a transformação em minha vida, apareceu uma proposta de compra para a minha empresa, um empresário em São Paulo sabendo da minha situação demonstrou interesse, mas eu não tinha dinheiro nem para ir até o empresário, mas Deus novamente foi fiel e levantou um evangélico chamado Expedito que me emprestou o dinheiro, o carro e a gasolina, fui a São Paulo e levei a bíblia continuando a leitura de Salmos, após deis dias de negociações, eu estava na frente do empresário em São Paulo, onde contei minha situação e DEUS tocou o coração daquele homem que nunca havia me visto pessoalmente e este resolveu se tornar meu sócio, resolvendo a situação financeira da empresa, naquele dia havia terminado a leitura do ultimo dos 150 capítulos de Salmos, voltei ao hotel onde estava hospedado e chorei muito agradecendo a DEUS, e tendo a certeza que a única porta que poderia ter sido aberta, foi aberta por DEUS. E DEUS me amava.
Voltei para Rondônia e em pouco tempo paguei todas as minhas dívidas, fiquei sócio deste homem por oito anos, depois separamos nossa sociedade, montei outra sociedade e DEUS continuava a me abençoar profissionalmente, montei novas empresas, e meus negócios cresceram muito, Deus me abençoou profissionalmente muito mais do que eu merecia. Mas o coração do homen é falho, nós somos fracos espiritualmente, mesmo diante de tamanha prova da benção de DEUS, não me converti inicialmente, continuei nas coisas do mundo, mesmo sabendo que tinha uma dívida para com DEUS.
No ano de 1997, iniciei na maçonaria, existem muitas lendas desta organização, que se fazem pactos de dinheiro, pactos de sangue, que se adora claramente ao diabo, claramente é mentira, mas o inimigo utiliza de vários símbolos para confundir ao homem, lá ensinei muito, fundei templos maçônicos, nos livros maçônicos mostram coisas boas, ser um bom pai, bom filho, bom marido, agir corretamente nos negócios, lá aprendi o primeiro versículo bíblico, Salmo 133 “Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”; e sempre falava com DEUS, que se visse algo de errado deixaria a maçonaria, mas não tinha ainda conhecimento bíblico suficiente para saber o certo e o errado diante de DEUS, fui um dos mais novos maçons a atingir o mais alto grau da maçonaria, o 33°, nem todos os maçons chegam neste grau; mas infelizmente a maçonaria não faz totalmente a vontade de DEUS.
Quando adquiri mais conhecimento Bíblico, descobri que entre algumas coisas praticadas na maçonaria como, astrologia, numerologia, ocultismo, são coisas erradas para DEUS. Em Mateus cap. 23 ver 10 JESUS diz,; “não chamais ninguém de mestre, só a min”, e na maçonaria a palavra mais utilizada para identificar um membro é palavra mestre. Para a maçonaria não importa o caminho, todos levam a Deus. A maçonaria tem São João como seu padroeiro. A maçonaria tenta mas não consegue mudar o caráter de um homem, só Jesus pode mudar, assim poderia enumerar mais uma dezena de pequenas coisas aos olhos dos homens, mas grandes aos olhos de DEUS, que me fizeram deixar a maçonaria.
Em 1996 estava cansado da vida de solteiro, resolvi me casar, sabia que não tinha capacidade para encontrar uma esposa, novamente recorri a DEUS, pedi para que ele colocasse uma esposa em minha vida, nos ambientes onde freqüentava não a encontraria, e assim fiz, orei durante três anos, em 1999 conheci minha esposa, como não tinha certeza que seria ela, fiz um pacto com DEUS, disse: Se for ela minha futura esposa, namorarei durante seis meses e caso não ocorra nenhuma briga, marcarei meu casamento, se não for ela que neste período aconteça alguma briga que nos separe, e assim fiz, no final dos seis meses pedi sua mão em casamento, e pela graça de Deus ela disse sim, marquei meu casamento para o ano 2000 e me mudei para a cidade de Ji Paraná-RO.
Em 2002 já casado, vivendo muito bem com minha esposa, disse a ela que precisava procurar uma igreja evangélica, pois precisava pagar minha dívida com DEUS, assim começamos a visitar varias igrejas, diversas denominações, sempre digo que não importa o nome da igreja, mas se esta igreja tem o Sr. Jesus Cristo, como unico Senhor e salvador. Assim conhecemos a 1° Igreja Batista de Ji Paraná-RO, foi um culto gostoso e me senti muito bem naquela igreja, havia um pastor chamado Wilian, que pregava muito calmo, tranqüilo, falava muito transparente sobre DEUS.
Comecei a voltar naquela igreja, ia domingo sim, um não, depois passava uns 30 dias sem voltar, não nego que tinha um certo preconceito com os evangélicos, achava-os chatos, caretas, tinha medo de perder meus amigos, alguns realmente perdi, mas não eram amigos de verdade, os verdadeiros amigos aceitaram e respeitaram minha escolha, assim foi até 2005, quando aconteceu um fato estranho aos meus olhos naquela igreja e o pastor Wilian foi transferido, e em seu lugar entrou o pastor Sergio, não gostava do deste pastor não me sentia bem na sua pregação, e veio algo em meu coração dizendo que foi o pastor Sergio que havia tirado o pastor Wilian da igreja para ficar em seu lugar, comecei sentir raiva, ódio do pastor Sergio e não voltei mais naquela igreja, fiquei durante três anos sem freqüentar nenhuma igreja. Nesse período meu irmão Neto que já era evangélico, me disse um dia que se não fosse de DEUS o ocorrido naquela igreja nem o pastor Sergio, mas se fosse de DEUS o dia em que eu voltasse àquela igreja o pastor Sergio estaria lá pregando.
Assim, um pouco tempo antes da minha conversão, eu estava bem profissionalmente, bem de saúde, bem familiarmente, tinha um filho maravilhoso, mas estava com um vazio no coração do tamanho de DEUS, e só DEUS era capaz de preenche-lo e eu não sabia, em março de 2008, me deu uma vontade de voltar aquela igreja e assim fiz, e quem estava lá pregando? O pastor Sergio. No final do culto um membro da igreja o Pastor João Batista me convidou para no próximo final de semana ir num encontro chamado Impacto, eu ficaria durante 48 horas ouvindo falar de DEUS, e eu aceitei.
Fui para aquele encontro com o coração bem aberto e lá pela 2° vez em minha vida DEUS falou comigo, me mostrou que eu estava enganado quanto ao pastor Sergio, não foi ele a causa da saída do pastor anterior, e tambem que eu tinha que mudar de vida, pois eu tinha uma dívida para com Deus.
No final do encontro pedi perdão ao pastor Sergio, e ele me disse que eu já havia sido perdoado por DEUS. Também nesse encontro, Deus me confirmou um chamado evangelístico e que além de me converter iria levar a palavra a muitas pessoas.
Vim daquele encontro completamente decidido a mudar de vida e após catorze anos, eu queria pagar minha dívida com DEUS:
Minha esposa também foi para Impacto, e também se converteu.
Marquei minha saída da maçonaria, fiz uma carta por inspiração divina e nesta carta escrevi aos maçons, que continuava amigo deles, não estava ali por imposição de ninguém, e fazia questão de estar ali com cada um deles, cara a cara, frente a frente naquele ultimo dia dentro de um templo maçônico, e dizer verdadeiramente os motivos da minha saída, após 11 anos de convivência com eles, meus conhecimentos bíblicos estavam entrando em conflito com meus conhecimentos maçônicos, e minha decisão seria pela vida do Sr. JESUS CRISTO.
No dia 01 de Junho de 2008, eu e minha esposa nos batizamos e tornamos membros da 1° Igreja Batista de Ji Paraná-RO;
Um mês depois, fui convidado pelo pastor Sergio a levar pela primeira vez meu testemunho num Impacto, logo depois fui convidado para ministrar num culto numa Igreja, e assim os convites foram acontecendo, outras igrejas convidando, tornei preletor definitivo da Igreja, depois ministrei em outros estados do Brasil e posteriormente ministrei em New York nos EUA, desde o meu batismo nunca mais deixei de dar meu testemunho e a ministrar a palavra de DEUS.
Durante estes anos de convertido Deus tem direcionado algumas coisas em minha vida:
Primeiro, eu vim para quebrar um paradigma, nunca poderia ter chegado onde cheguei sem a ajuda de DEUS, também poderia ser um empresario como a maioria é, extremamente materialista, não valorizando a familia, não colocando DEUS em primeiro lugar. Mas DEUS mostrou que não importa se você seja, branco ou preto, rico ou pobre, quando ele quer mudar a sua história ele muda.
Segundo, a vida toda procurei a felicidade, achei que ela estaria nas conquistas, nos bens, nos sonhos, mas esta é momentânea, a felicidade verdadeira só existe quando deixa o Sr. Jesus Cristo morar em seu coração.
Terceiro, todo homem vive numa zona de conforto, não deseja mudanças. Mas o amor de Cristo tem de nos motivar.
II Corintios cap 5, v.14: “Porque o amor de Cristo nos constrange, pois reconhecemos que um homem, Jesus Cristo; morreu por todos, o que quer dizer que todos tomam parte na sua morte”.
Um dia orando a Deus disse: Deus quero dar o melhor de mim em tudo, me corrija naquilo que esteja errado e mostre onde posso melhorar. Deus fez inúmeras mudanças nesse período e me concedeu um livramento.
Num check up em São Paulo descobri que estava com uma artéria 90% entupida em meu coração, corria um risco enorme de um enfarte, mas Deus no momento certo, ele fez o melhor por mim.
Eu hoje tenho a obrigação de fazer o melhor por Ele. Estou aqui para te encorajar a dar o melhor de ti para Deus, o seu coração.
Em 25 de novembro de 2016, fui consagrado Pastor, pela Ordem dos Pastores Batistas do Brasil.
"Ser Pastor só é possível graças a ação sobrenatural de Deus, nos capacitando com o seu Espírito".
Nada se compara em ser escolhido por DEUS. E o louvo todos os dias pela honra e glória de nosso Sr. JESUS CRISTO. Amém.