Estou aqui para homenagear todas as mães, as mais belas e diferentes formas de ser mãe.
Desde a mãe solteira, abandonada pelo seu par que a deixou sozinha, mas que não perdeu a fé e sozinha criou seus filhos, e nem sempre a sociedade não deixou de discriminá-la.
A mãe avó, mãe dos filhos e mãe dos netos, uma, duas, até três gerações de mãe, quão grande não será seu coração para absorver tantos amores, mas muitas vezes é até desprezada, na velhice.
A mãe de filhos especiais, quanta luta, quanta dedicação para engajar esses filhos na sociedade, absorver preconceitos, e muitas vezes um sentimento de culpa e saber suportar a tudo sem transparecer.
A mãe sogra, que muitas vezes maltratada, caluniada, desprezada, tem de engolir um genro ou uma nora que não reconhece que seu amor maior é a felicidade de seu filho.
A mãe professora que sempre em dedicação aos filhos alheios, é lhe vedada o direito de ser exclusiva aos seus.
A mãe profissional liberal, por motivos profissionais, não pode estar acompanhando a criação de seu filho em tempo integral, e vê com tristeza sendo criado por uma baba e até a chamando de mãe às vezes.
A mãe dos drogados, dos bandidos, dos alcoólatras; qual seria o seu maior presente no dia de hoje? Um carro! Uma casa! Um saco de dinheiro! Não por seu amor incondicional de mãe ela gostaria que eles fossem apenas normais, não tivessem vícios, e dessem a ela o maior presente de todos, simplesmente amor.
A mãe deficiente física, que por um problema de visão, audição, fala, surdes, ou mesmo presa a uma cadeira de rodas não deixa de levar seus pequeninos a escola, pois seu amor maior está acima de seus limites físicos e sua alegria é confiar que seu herdeiro terá um futuro brilhante.
A mãe analfabeta, quantas lágrimas ela soltará ao ver seu filhinho mostrar com alegria suas primeiras letras, oportunidade que ela não teve.
A mãe negra, que por um destino da natureza humana simplesmente por ter cor diferente de pele, tem de saber explicar a seu filho que existe racismo e ele poderá a vir a sofrer com isso, mesmo sabendo que cor nao significa nada.
Agora uma mãe especial à mãe de nossos filhos, nossa querida esposa, esta pessoa que até o casamento, era totalmente estranha a nós, passa a dedicar de corpo e alma ao marido e aos filhos, sem pedir nada em troca, somente amor; não mede esforços, limites, concessões e muitas vezes este esforço não é reconhecido, nem pelo marido, nem pelos filhos.
Mas ela é para nós sem dúvida alguma, uma jóia preciosa, a razão de nossas vidas, nós maridos hoje estamos aqui para reconhecer e agradecer cada dia que acordamos ao seu lado.
Cada sorriso diante de nossas caras marradas, pelas palavras de carinho nos momentos complicados e por fim pedindo desculpas, pelas tantas vezes dizendo eu ti amo e ouvindo somente de seus maridos somente, eu também.
Por tudo isso e muito mais vocês são verdadeiras rosas nesses jardins repletos de espinhos da vida.
E por ultimo peço permissão a todas as mães, para agradecer e homenagear uma mãe ausente, a minha mãe.
Hoje ela se encontra no céu, e em meu coração, mas agradeço a deus por todos os dias que me concedeu estar em sua presença.
Ela me deixou um exemplo de vida, de esposa, de mãe, de sogra, e de avó, sempre fazendo as coisas de forma correta, honesta e nunca indo alem de seus limites.
Tudo o que sou devo a ela, pois após a morte de meu pai ela foi pai e mãe ao mesmo tempo. Mas ela teve que partir, sua missão terminara, e partiu no momento que DEUS achou correto, mesmo que para nós este tempo nunca seja longo, é real e inevitável e todos nós sem exceção teremos que passar por ele.
Por tudo isso venho neste momento dizer a cada um dos filhos aqui presentes uma verdade, como é ruim querer abraçar e beijar sua mãe e não poder; abrace, beije, deite no colo, demonstre carinho, diga o quanto você ama enquanto pode, a nossa passagem aqui na terra não é eterna. E sua mãe nunca mediu, e nunca medirá esforços para te amar.
E quando ela vir a partir, você não sofrerá tanto, terá uma tristeza sim pela separação; mas ela com toda certeza deste mundo, ao contrario de você, estará transbordando de felicidade, e o melhor sorrindo pois deixou aqui o maior de todos os seus tesouros preciosos, um diamante, um filho que verdadeiramente a amava.